Dúvidas Frequentes



Como funciona?

O Consórcio é uma modalidade de consumo de bens baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas em um grupo fechado cujo objetivo é a formação de uma poupança comum visando a aquisição de um bem ou serviço. Para obterem o bem desejado, os cotistas contribuem com um valor pré-determinado em contrato para a formação de uma poupança para a compra do bem/serviço anteriormente determinado. Uma vez formado o fundo, os participantes começam os sorteios para a contemplação dos participantes do grupo para adquirirem o objeto do contrato.

O que é o Consórcio?

O Consórcio é uma captação de poupança popular. Baseado no princípio do cooperativismo, por meio da união de pessoas físicas ou jurídicas onde cada um contribui com um parcela mensal durante um período de tempo pré-estabelecido com o objetivo de adquirir um bem móvel ou imóvel. Os consorciados assumem o regulamento coletivo no contrato onde todos contraem os mesmos direitos e obrigações com a finalidade de financiar a aquisição do bem com a poupança coletiva e dessa forma, sem pagar juros.

O que são grupos de Consórcio?

Para o Consórcio, grupo é o conjunto de pessoas que adquirem um número exato de cotas com o objetivo de conquistar um determinado bem. Cada grupo existe por meio de seus próprios recursos de arrecadação onde os membros participantes têm em comum a espécie, a natureza e os valores (mínimo e máximo) para sua constituição.

O que é uma cota de Consórcio?

Cota é a fração de participação de cada membro do grupo que cada um de seus participantes possui e que dá o direito ao bem objeto do plano adquirido. Um único consorciado pode possuir mais de uma cota em grupo, limitado a 10% ao número máximo de cotas ativas. Cada cota é identificada por um número que é utilizado para o sorteio.

Verdade que não há pagamento de juros nas parcelas do Consórcio?

Sim, é verdade. O Consórcio, por funcionar como um financiamento coletivo, onde o próprio grupo gera a renda para a aquisição do bem não há cobrança de juros.

O que é fundo de aquisição em Consórcio?

Fundo de aquisição é o valor mensal arrecadado pelos consorciados que é utilizado para a compra dos bens previamente estipulado pelo grupo.

O que é o fundo de reserva?

Fundo de reserva é o valor cobrado mensalmente (até 5%) sobre o valor do fundo de aquisição com o objetivo de assegurar os participantes em caso de: quebra de garantia, cobertura de eventuais insuficiências de receita no fundo de aquisição, cobertura de diferença entre as parcelas ou demais situações constantes no regulamento.

O que é taxa de administração?

A taxa de administração é o valor cobrado mensalmente sobre o fundo de aquisição e serve para a formação, organização e administração do grupo, cobrindo os serviços da administradora do plano. Essa taxa pode ser cobrada antecipadamente, ou seja, na ato de venda da cota de consórcio, desse modo o consorciado pagará um valor menor durante o plano.

O que é assembleia em um Consórcio?

Existem dois tipos de assembleias no Consórcio, a primeira é a “Assembléia Geral Ordinária” que são as reuniões mensais para contemplações e a segunda é a “Assembléia Geral Extraordinária” realizadas de acordo com a necessidade do grupo para resolver outras questões de interesse coletivo.

Como ocorrem as contemplações?

As contemplações são realizadas por meio de sorteio mensal realizado pela Loteria Federal. Ou por lance, quando um dos participantes do grupo faz uma oferta com o objetivo de antecipar a aquisição do seu bem.

Como e quando posso dar um lance?

Nas Assembleias mensais o consorciado poderá oferecer lance não inferior a 10% do valor do bem e nem superior ao seu saldo devedor. O lance ganhador é aquele que somar o maior percentual em relação ao bem. O consorciado que ganhar pela oferta de lance oferecida deve realizar o pagamento em até 24 horas.

Obs.: A oferta de lance pode ser efetuada até as 16h do dia útil anterior à data da assembleia mensal através de nosso site: www.remaza.com.br, ou pelos telefones 3254-1000 (ligações de São Paulo) e 4001-7070 (demais estados).

O que é a carta de crédito?

A carta de crédito é o valor ao qual o consorciado tem direito para adquirir o seu bem. O crédito dado ao participante de acordo com o valor do bem no dia da assembléia em que o mesmo foi contemplado.

O que é sobra de crédito?

Se o usuário adquirir um bem com valor inferior ao total do plano contratado ocorre a sobra de crédito, esse montante pode ser utilizado para antecipar e/ou quitar as mensalidades, realizar melhorias no bem adquirido ou ainda pagar taxas como impostos, seguro e licenciamento.

Quem fiscaliza os sistemas de Consórcio?

As administradores de Consórcio são fiscalizadas pelo BACEN (Banco Central do Brasil) que controla e regulamenta as práticas das Administradoras de Consórcio.

Posso cancelar o Contrato de adesão?

Sim, desde que não tenha sido contemplado. Os valores pagos até o dia do cancelamento são restituídos em acordo com a regulamentação vigente até o encerramento do grupo.

Posso vender ou transferir minha cota para terceiros?

Sim, pode. Esse tipo de transação é permitida desde que a sua cota ainda não tenha sido contemplada e mediante pagamento da taxa de transferência. Caso sua cota já tenha sido contemplada a transferência só poderá ser realizada após a aquisição do bem, e análise da capacidade financeira do pretenso novo titular da sua cota.

Como é calculado o reajuste do bem?

No caso de autos e motos, o reajuste é feito com base na tabela oficial do fabricante. No caso de imóveis o cálculo do reajuste tem como base o INCC/FGV e é feito anualmente.

Quitei minha cota, tenho algum fundo de reserva para receber?

Se houver algum valor a ser restituído aos consorciados, esses serão avisados por meio de correspondência após o encerramento do grupo. Os possíveis resíduos são contabilizados após o término das operações contábeis e deduzidos os valores de seguro de quebra de garantia e despesas contabilizadas.

O que acontece no caso de antecipação de parcelas?

As parcelas antecipadas devem ser pagas na ordem inversa, ou seja, as últimas a vencerem. O valor antecipado será descontado do saldo devedor e não da próxima parcela a ser paga na seqüência.

Parte do meu crédito pode ser ofertado como lance?

Você pode usar sim, se as regras do seu plano permitirem. O percentual varia de acordo com cada plano.

Posso trocar de bem depois de ter adquirido um plano?

Sim, mas a mudança só pode ser feita nos casos de cotas não contempladas e para bens da mesma espécie que estejam dentro dos limites de valores do grupo do qual você faz parte. Para isso você deverá procurar a administradora.

Existe alguma forma de diminuir o valor das parcelas?

Essa opção só pode ser realizada se o grupo ao qual você pertence permitir essa manobra. Entre em contato com a administradora do plano para saber sobre o seu caso.

Se eu quitar as parcelas do meu plano todas a vista, recebo desconto?

Com o pagamento antecipado das parcelas a vencer, o valor de seguro de vida será abatido do valor total, o que resulta numa diminuição do valor a ser pago. Consulte.

Se eu quitar minha cota, serei contemplado?

Não, a quitação não significa a contemplação. A contemplação ocorre em dois casos: sorteio pela Loteria Federal ou lance. O que pode ser feito é a oferta de lance no valor da quitação e desse modo concorrer com os demais participantes do grupo.

Como funciona o seguro de vida do grupo? Ele é obrigatório?

Sim, o seguro de vida em grupo é obrigatório para os consorciados. Ele é parte do contrato de adesão e garante benefícios ao associado.

Existe um prazo para a utilização do crédito?

Sim, o Prazo é de dez dias úteis contados a partir da notificação da contemplação. Nesse período você deve apresentar as garantias exigidas ou enviar uma carta à empresa administradora do consórcio apresentando o seu desejo de utilizar o crédito da contemplação posteriormente.

Posso usar o meu crédito para quitar um financiamento?

Pode desde que o financiamento em questão também seja de sua titularidade e você também deverá apresentar um bem em garantia que seja do mesmo tipo de bem regido em contrato.

Assembleia Online

Nas assembleias on-line é possível acompanhar o andamento do seu grupo em tempo real, os lances ofertados e o resultado das contemplações.